terça-feira, 13 de março de 2007

cativar precisa-se

E foi então que apareceu a raposa: -Bom dia, disse a raposa.
-Bom dia, respondeu polidamente o principezinho que se voltou mas não viu nada.
-Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira…
-Quem és tu? perguntou o principezinho. Tu és bem bonita.
-Sou uma raposa, disse a raposa.
-Vem brincar comigo, propôs o príncipe, estou tão triste…
- Eu não posso brincar, disse a raposa. Não me cativaram ainda.
- Ah! Desculpa, disse o princepizinho.
Após uma reflexão, acrescentou:- O que quer dizer cativar?
- Tu não és daqui, disse a raposa.Que procuras?
- Procuro amigos, disse.Que quer dizer cativar?
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa”criar laços”…
- Criar laços?
- Exatamente, disse a raposa.Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos.E eu tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro.
Serás pra mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo…
Mas a raposa voltou a sua idéia: Minha vida é monótona.E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei o barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros me fazem entrar debaixo da terra.O teu me chamará para fora como a música. E depois, olha! Vês, lá longe, o campo de trigo? Eu não. O trigo pára mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa nenhuma. E isso é triste!
Mas tu tens cabelos cor de ouro. E então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo que é dourado me fará lembrar de ti. E eu amarei o barulho do vento do trigo…
A raposa então calou-se e considerou muito tempo o príncipe.
- Por favor, cativa-me!!! disse ela.
- Bem quisera , disse o príncipe, mas eu não tenho tempo. Tenho amigos a descobrir e mundos a conhecer.
- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa.Os homens não tem tempo de conhecer coisa alguma.Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos… Se tu queres uma amiga, cativa-me! Os homens esqueceram a verdade, disse a raposa. Mas tu não o deves esquecer!
“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.
(Trecho do livro Pequeno Príncipe - cap. XXI- Antoine de Saint-Exupéry)

Nenhum comentário: